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sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Seis dicas para tirar proveito de uma feira de negócios




Use os eventos para descobrir as últimas novidades da área, divulgar a sua empresa e aumentar a sua rede de relacionamentos.

Prospectar clientes, selecionar fornecedores, verificar novidades no mercado, obter treinamento, trocar cartões de visita: visitar feiras de negócios pode proporcionar todas essas oportunidades, além de ser uma ocasião especial para divulgar a sua empresa. Mas quem espera conseguir retorno deve, antes, fazer um bom planejamento. É fundamental delinear um plano de ação para determinar qual evento será realmente vantajoso para o seu empreendimento em 2014. 

Só a região de Criciúma recebe feiras relevantes como a Sul Metal & Mineração que ocorre entre os dias 27 e 30 de maio, a Agroponte em agosto e a Casa Pronta no mês de outubro.

Planeje-se e confira seis dicas para se organizar antes, durante e depois de uma feira.

ANTES

Escolha o evento
O primeiro passo é definir quais são as feiras mais importantes para a sua empresa. O site da Ubrafe (www.ubrafe.org.br) tem a programação completa para 2014. Você pode fazer uma triagem dos eventos verificando quem irá expor no local e qual foi o volume de negócios fechados nas últimas edições. Procure escolher as feiras mais tradicionais, que costumam atrair seus concorrentes Depois, é preciso definir quais casam com as metas da empresa. Por fim, verifique quantas visitas cabem no orçamento da empresa, levando em conta o preço da inscrição, o transporte, a hospedagem e a alimentação, além do material de divulgação do seu negócio e de eventuais palestras e cursos pagos à parte.

Planeje a visita
Grandes feiras de negócios contam com centenas de expositores. Sem um plano de ataque, você pode gastar tempo demais em alguns estandes e perder a oportunidade de fazer negócios em outros. Por isso, confira com atenção o mapa da feira. É preciso selecionar os estandes com base nas necessidades da empresa: obter clientes, fornecedores, parceiros ou fontes de financiamento. Faça uma lista com as prioridades e outra com segundas opções, para o caso de sobrar tempo.

DURANTE

Tenha à mão o material
Quem vai à feira como visitante deve estar preparado para andar muito — será difícil carregar amostras de produtos, mas é necessário levar informações sobre a empresa. Cartões de visita, claro, são obrigatórios. O empresário deve poder mostrar o seu portfólio, que deve estar em um tablet ou DVD.

Saia à caça dos negócios
Por reunir diversos players do mercado em um só lugar, a feira permite que o empresário compare preços — no caso do visitante que busca fornecedores —, ou ofereça produtos e serviços — para aqueles que procuram clientes. A boa notícia é que, muitas vezes, os expositores apresentam preços e condições especiais. Outra possibilidade é comprar e vender durante as rodadas de negócios, encontros de empresas compradoras e fornecedoras organizados nas próprias feiras.

Explore palestras e cursos
Eventos paralelos à feira, como congressos, minicursos e palestras, podem trazer conhecimento técnico e contatos valiosos. Alguns são pagos à parte e exigem planejamento. É preciso avaliar o conteúdo, os palestrantes e seus currículos. Se passar o dia todo em um auditório, o empresário pode perder negócios. Esses eventos são propícios para fazer networking com pessoas de interesses semelhantes aos seus, que podem virar clientes ou parceiros no futuro.

DEPOIS

Renove os contatos
Um erro comum é voltar da feira carregado de cartões de visita, catálogos e flyers, e deixar essas informações jogadas em um canto da mesa. Não deixe que esse material se perca. Mande e-mails para quem você conheceu no evento e apresente a sua empresa. Mesmo que tenha deixado algum material com o interlocutor, faça um contato posterior e diga que quer agendar um horário para conversar. 



Hospedagem para feiras no sul de Santa Catarina
Depois de conferir as dicas, você que vai participar da Casa Pronta, Sul Metal & Mineração ou da Agroponte precisa conhecer as opções de hospedagem executiva do Hotel Oma Zita. Valores interessantes para grupos ou empresas.

Confira pelo e-mail: comercial@hotelomazita.com.br 

Fonte: Revista PEGN / SEBRAE

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